Carros elétricos e híbridos:
Um consumo consciente
O carro “híbrido” refere-se à forma de alimentação do motor dos veículos.
Os carros híbridos possibilitam o uso de dois tipos de fontes de energia para o funcionamento do motor, que podem ser de origens distintas, como na maioria dos carros híbridos já presentes no mercado automobilístico de todos os países.
O o carro híbrido pode ser mais vantajoso até mesmo do que os carros elétricos, categoria que também vem crescendo no setor automotivo.
Benefícios do carro híbrido:
O carro híbrido é um veículo que pode ser abastecido por meio de duas fontes de energia para o funcionamento do motor. Isso quer dizer que você terá de gastar com duas fontes de combustível ao invés de uma, da mesma forma que ocorre para os carros a combustão.
Por ter dois motores, o carro propicia economia de gasolina, pois toda a força da qual o veículo depende para se locomover não vem apenas do motor a combustão.
Agora, você pode estar pensando sobre a necessidade de, além de abastecer com combustível, ter de carregar o veículo em fontes de energia elétrica e também ter gastos extras com essa questão.
Entretanto, no caso dos carros híbridos, as baterias elétricas são recarregadas pela energia cinética gerada pela queima do combustível, sem a necessidade da recarga em algum posto de abastecimento elétrico, além do abastecimento com combustível.
O carro híbrido pode ser considerado um veículo sinônimo de economia. Além de não ser preciso a recarga elétrica, ainda gera grande economia de combustível.
Outro benefício do carro híbrido está relacionado à poluição causada pelos automóveis. Carros que possuem motores somente a combustão geram índices muito maiores de poluentes quando fazemos a comparação entre veículos que possuem também motores elétricos.
Fazendo o uso do motor elétrico e a combustão de forma revezada e conforme a necessidade, o volume de gases poluentes emitidos por um veículo diminui consideravelmente em relação a um veículo movido somente a gasolina.